domingo, 6 de novembro de 2011

Leituras Proibidas (?)


               A bíblia é o livro sagrado que orienta muitas religiões, o catolicismo e o protestantismo são algumas delas que têm muitos adeptos no Brasil, um país de maioria cristã.
         Desde muito novinha, participava da igreja católica. Era coroinha, coordenadora da infância missionária, integrante do grupo de jovens, escrevia alguns teatros para datas comemorativas, enfim, estava sempre na capela do bairro onde eu morava, e adorava!!! Eu realmente gostava de estar à frente das procissões, de ser uma garota “exemplo”... Sempre tive dúvidas quanto ao sentido da vida, o porquê de eu estar nesse mundo... achava tudo uma “doideira”, mas Deus sempre foi a explicação para tudo o que acontecia em minha vida, se algo dava certo: Deus! Se dava errado: Deus quis assim! Ficamos a mercê da vontade de Deus e acabamos não assumindo os nossos atos e não conhecendo as nossas limitações.
            Na missa, eu nunca prestava muita atenção à homilia, me perdia nas palavras do padre e não fazia muita questão de ouvir, essa era a verdade. Mas, acompanhava sempre as leituras, primeira, segunda e o evangelho. E, nunca me lembro de ter lido esta:

            “Javé falou a Moisés: ‘Diga a Aarão: Nenhum de seus descendentes, nas futuras gerações, se tiver algum defeito corporal, poderá oferecer o alimento de seu Deus. Não poderá apresentar-se ninguém defeituoso, que seja cego, coxo, atrofiado, deformado, que tenha perna ou braço fraturado, que seja corcunda, anão, que tenha defeito nos olhos ou catarata, que tenha pragas pustulentas, ou que seja eunuco. Nenhum dos descendentes do sacerdote Aarão se apresente, com algum defeito, para apresentar ofertas queimadas a Javé. É que tem defeito e, por isso, não se apresentará para oferecer o alimento ao seu Deus. Ele poderá comer das porções sagradas e santíssimas, mas não ultrapassará o véu, nem se aproximará do altar: ele tem defeito corporal e não poderá profanar as minhas coisas sagradas, pois eu sou Javé, que as santifico’. Moisés falou tudo isso a Aarão e seus filhos, e a todos os filhos de Israel”.  
(Núm 21, 16-24)

                Estas são Palavras do Senhor!
            Palavras do Senhor que não me lembro de ter ouvido em nenhuma missa, e não creio que seja diferente em outras religiões. Mas, por quê?
              Tudo bem, entendo que existe o Novo Testamento, entretanto, continua sendo o mesmo Deus, não é!? Se Deus mudou do Velho para o Novo Testamento drasticamente, ele é muito humano, concordam!? E o que falar dos judeus que só seguem o velho testamento? Acredito que foi necessário existir um novo testamento, senão as religiões estariam fadadas ao desprestígio do judaísmo, que é, das maiores e mais antigas religiões, a que menos têm seguidores. Ouso dizer que um novo, novo testamento logo será preciso para as religiões continuarem tendo força e, assim, não acontecer o que vem acontecendo com o judaísmo.   
           Decidi ler a bíblia do começo ao fim para saber em que eu e muitas outras pessoas estamos acreditando – ainda estou em Números. Sinceramente, se a passagem que coloquei acima não for preconceituosa, é o que então?
              Não precisam ter medo por mim, eu já tive muito medo de me questionar durante toda a minha vida. Agora, estou me libertando desse sentimento, mesmo tendo lido na bíblia que o castigo cairá sobre os filhos, netos e bisnetos (Êxo 20, 5). Se o Deus que governa o mundo for vingativo desse jeito, ao acertar minhas contas com ele, ficarei feliz por tê-lo questionado. Se o Deus que governa o mundo tiver tanto preconceito quanto mostra a “sagrada escritura”, eu ficarei feliz por tê-lo questionado. Se o Deus que governa o mundo for esse que castiga uma pessoa através dos seus filhos, eu ficarei feliz por ter questionado tamanha injustiça.
               Repito, não tenham medo por mim, afinal Ele me conhece, me aceita e me planejou desta maneira, não é verdade?

21 comentários:

  1. E depois tem gente que olha torto pra mim quando falo que sou ateu.

    ResponderExcluir
  2. Jajá,

    tem muita gente q tem preconceito contra ateus, eh mais ou menos assim: não importa que religião ou em q deus vc acredita, o importante eh vc acreditar em um!

    valeu pelo coments

    ResponderExcluir
  3. O respeito deveria ser mútuo, vá você inverter a situação e virar a cara pra um religioso, a coisa chega ao ponto da agressividade rapidamente; é uma intolerância velada por uma cortina de fumaça que se desfaz rapidamente com um mero questionar.
    E o pior é que essa intolerância é colocada desde muito cedo nas crianças ao fazê-las aceitar - aceitar até que seria bom, mas é uma imposição - que acreditar sem provas - fé - é uma virtude, quando o certo deveria ser: questione acima de todas as coisas.

    ResponderExcluir
  4. Não faço parte de religiões, mas assim como o nome do seu blog, penso que Deus é um ponto de vista. Cada um tem o seu e, como tal, não há verdade absoluta, como não há um Deus absoluto!

    ResponderExcluir
  5. Muito importante suas reflexões, minha amiga, oxigenando o pensamento mítico que muitas religiões construíram sobre a Divindade. De fato, há muitos conceitos nas religiões ancestrais e literalistas que contrastam em muito com a consciência espiritual da humanidade atual; mas isso não significa que Deus não exista, apenas que a própria consciência planetária está evoluindo na direção de conceitos mais justos e perfeitos sobre o Criador Universal, que transcende essas religiões e esses mitos... Fraternal abraço, Rossano.

    ResponderExcluir
  6. Thiago, Farley e Rossano...
    Obrigada por visitarem o blog e contribuirem com pontos de vista inteligentes e pertinentes!

    ResponderExcluir
  7. Então tá, questione, questione e questione mais uma vez, eu acho que, o fato do ser humano, não entender os desígnios de Deus, não o faz necessariamente inexistente, não sou um religioso fanático, aliás, questiono mais a bíblia do que a aceito, mesmo por que, a bíblia foi escrita por homens, não por Deus diretamente, é comum que se hajam erros de interpretação, no caso da citação do texto,se eu não estiver enganado, se referia a um templo especial, no qual iria ficar a arca sagrada, por isso o zelo pela perfeição,e outras exigências, bem eu acho,(lembrando q o nome do blog é "ponto de vista"),que realmente existem coisas acima da nossa compreensão atual, assim como os fósforos só foram inventados no século passado, apesar de o uso do fogo ser bem mais antigo, existem coisas, que ainda não descobrimos, não é uma mera questão de verdade ou mentira, de devo ou não fazer, imagine se amanhã ou depois a gente descobrir q a causa do câncer eram as ondas de rádio, você consegue imaginar a humanidade sem utilizar ondas de rádio?
    já imaginou como o caos iria se instalar se as pessoas não acreditassem na vida após a morte? na punição ou recompensa?
    até mesmo as leis cairiam por terra, "por que não posso pegar o que não é meu?" "Porque o meu vizinho pode ter 2 carros pra ele se eu não tenho nenhum?" por que um grupo de pessoas decidiu seria assim?
    Então, todo mundo pode questionar, mas vc vai questionar até o fim, mesmo que isso implique expor pra si mesmo seus defeitos?

    ResponderExcluir
  8. Eulison...
    "se referia a um templo especial, no qual iria ficar a arca sagrada, por isso o zelo pela perfeição"

    isso não é motivo para impedir deficientes de fazer o que pessoas sem "defeitos" podiam fazer.

    "já imaginou como o caos iria se instalar se as pessoas não acreditassem na vida após a morte?"

    talvez vivessem o hoje da melhor maneira possível não esperando reencontrar pessoas amadas, mas sim amando-as agora.

    "na punição ou recompensa?"

    o que seria a recompensa e quem a mereceria? difícil entender já que vemos homens bomba matando em nome do deus que eles acreditam, eles não são maus, apenas acreditam no q a religião deles prega, então a recompensa para eles é a morte como mártir... acho melhor não esperar recompensa, o que eu conquistar e conseguir será através do meu esforço ou da falta dele.

    "Porque o meu vizinho pode ter 2 carros pra ele se eu não tenho nenhum?"

    creio q Jesus pregava justamante o oposto, quem acredita verdadeiramente nele não faria tal questionamento, mas t respondendo... o meu vizinho tem não 2, mas 3 carros, e eu soh não tenho pq falta-me o dinheiro hauhauhau

    "mas vc vai questionar até o fim, mesmo que isso implique expor pra si mesmo seus defeitos?"

    questionar é uma virtude, não um defeito, e eu deixar d acreditar em algo q a maioria acredita tbm não considero um defeito, ainda mais quando se trata de descordar d uma passagem preconceituosa como a q eu coloquei aqui, mesmo sendo um templo específico e sagrado - na verdade era o único de Javé até então -, afinal todo templo é considerado sagrado, neh!?

    Eulison, gostei do seu comentário... foi sincero e expressou seu ponto de vista... valeu!

    ResponderExcluir
  9. A Biblia foi escrita numa época em que os pensamentos, costumes e tradições eram muito, muito diferentes dos de hoje. E, como disse o Eulisson a Biblia foi escrita por homens que ali retratavam "suas" maneiras de pensar.

    Deus é amor e não acredito que deficiente, anão, divorciado ou quem quer que seja será excluido de seu reino.

    ResponderExcluir
  10. Altair, a bíblia foi escrita em outro contexto mesmo, mas Deus teria q ser atemporal, e a passagem citada foi dita por Ele segundo a bíblia, então acho q sua veracidade deve ser questionada, sim.

    "Deus é amor e não acredito que deficiente, anão, divorciado ou quem quer que seja será excluido de seu reino"

    concordo com vc, eu tbm não acredito, por isso fiz esse texto.

    Valeu... gosto de saber as opiniões sobre quem está lendo o blog...

    ResponderExcluir
  11. Daniel Carlos
    Minha prima, fiquei muito feliz ao ler seu blog, achei super interessante e por isso venho Tb deixar meu ponto de vista: Acredito que as leis escritas nestas paginas já tão manchadas por sangue de pessoas inocentes a séculos de repressão como os leprosos, negros, mulheres e homossexuais, não estão perto de chegar ao fim. O fanatismo empregado durante muito tempo por pessoas altamente treinadas e dispostas a impor suas leis a qualquer preço, usando da ilusão de um lugar melhor, transformando a dor humana em um lúdico conforto não deixa a humanidade ver quanto errado estivemos e ainda estamos. E Tb não questionam que a própria religião segue ao conceito de um Deus egoísta, prepotente e altamente irado, um Deus que vai contra o que prega, amor e bondade. Que ser mimado é este que precisa ser lembrado diariamente, precisa receber ofertas, ser cultuado? Que ser é este que se irrita com sentimentos humanos que “ele mesmo nos deu”? Que ser é este que se enfurece por vc não rezar por ele e que condena um filho ao fogo do inferno para todo sempre? Rsrsrsr, prefiro acreditar em papai Noel… Vamos ser bons e respeitar os outros por questão de caráter, de decência, por questão de sobrevivência, por amor, não preciso ter medo do fogo do inferno pra querer o bem ao próximo, amar esta muito alem de ter ou não um Deus para me julgar.

    ResponderExcluir
  12. Daniel,

    q bom q vc gostou!!!
    mas, confesso q foi difícil entender q a moral humana não se limitava a valores da bíblia, mas eh óbvio q não dependemos de valores preconceituosos, machistas, sanguinário... etc... etc... etc...
    se fosse assim, as mulheres não estariam onde estão hoje: no mercado de trabalho, escrevendo blogs heheh...
    nós, mulheres, continuaríamos servindo aos homens e vivendo em função da família e da casa... esssa independência foi fruto da conscientazação humana e não da bíblia...
    esse eh um exemplo, mas muitas outras coisas existem ou se transformaram independente do q está escrito na bíblia, a evolução eh necessária!
    e o bem e o mal sempre existirá, existindo ou não um Deus...

    Obrigada pela visita e pelo comentário, primo =) adorei!!!

    ResponderExcluir
  13. Fiquei feliz de saber do seu blogue, de saber que voce, com esta iniciativa colabora com os planos de Deus, que é e sempre foi o amor pleno á todos os seres vivos que compoem a natureza. Colocando um assunto polemico para que as pessoas falem de seu ponto de vista fáz com que as pessoas penssem e reflitam.
    Muitas vezes lemos algumas citações bíblica que não entendemos bem, porque Deus dira aquilo se Deus é amor incodicional? Deus usa o homem para escrever seus pensamentos sentimentos, orientações com sabedoria,ciencia fortaleza, mas o instinto do homem aquele que nasceu com ele desde quando foi gerado apesar de ser filho de Deus o homem é pecador. É por isso que devemos nos policiar a cada mmomento de nossa vida para melhorar a nossa conduta o nosso jeito de ser e de viver. Voce disse que quer ler a bíblia toda, vai encontrar outras citaçõs que deixará voce em dúvida, se para de ler ou se continua até mesmo no novo testamento. pois o novo nasceu do velho. A bíbli foi escrita ha milhares de anos, imaginem a cultura de cada povo.
    O importante é que não percamos a exencia e a concienciade que Deus é tudo na nossa vida. voce disse que quando era criaça, adolescente, voce queria estar á frente nos serviço da tua igreja, foi coordenadora da IAM e outros. A semente foi lançada, e a terra era e é da melhor qualidade já nasceu e vai dar frutos e frutos muito bons.Imagina, eu sua madrinha quanto orgulho - parabens , voce é linda.
    Vou te deixar o nome de um livro que se voce não tiver lido ainda leia, voce vai gostar.
    POR TRÁS DAS PALAVRAS ( Carlos Mesters 10ª edição) Editora vozes.

    ResponderExcluir
  14. Tia, muito obrigada!!! Fico feliz por ter gostado dos meus textos!!!
    Volte sempre!!!!!!!!
    beijjossssssss.............

    ResponderExcluir
  15. Mara, eu já li essa passagem em números pelo que pude entender a sua opinião, não é que "defeituosos não entrem no reino de Deus" mas Deus fala de qualquer sacrifício que for oferecido a ele tem que ser perfeito,temos que ler e trazer o entendimento para os dias de hoje.... respeito sua opinião....bjus

    Fabi Afonso

    ResponderExcluir
  16. mas Deus é atemporal, ele já sabia como seriam as coisas hoje... então, é uma pessagem preconceituosa, neh!?

    beijosss, primaa

    ResponderExcluir
  17. Deus é atemporal sim, inspira o homem com suas palavras, mas mesmo sendo profeta, o homem não deixa de ser falho. Já participei de diversos grupos e ações da ICAR, e infelizmente me entristeço com a função de alguns coroinhas aqui da paróquia, que simplesmente auxiliam o padre, mas não prestam atenção na homilia e só comparecem nas celebrações que vão servir (por status), assim como alguns ministros, inclusive do grupo de oração. Infelizmente nossa base crítica é muitas vezes fundada nos juízos de valor que estabelecemos e não nos que já estão estabelecidos. Continue lendo a bíblia e procurando o porquê daquela passagem parecer contraditória. Afinal, conheço gente que já leu a Bíblia inteira (NT e VT) mais de 5 vezes e só aumentou sua fé. Paz e bem! Visite: https://www.facebook.com/LogosApologetica?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir
  18. Sei que você é catolica, se é que você se importa com títulos ainda, mas a história da igreja se observa através da optica de que a igreja católica(como instituição), foi e ainda é um peso para a Igreja REAL. Mara, além de ler a bíblia de cabo a rabo, te aconselho a ler as grandes obras dos reformadores e seus antecessores, ex: Agostinho, Lutero, Calvino, John Knox, John Wesley dentre outros...

    São muitas as correntes de pensamento dentro do que a bíblia fala e nos ensina, mas se você quer descobrir a verdade bíblica, através de sua própria mentalidade humana, ou correntes filosóficas relativistas você somente vai encontrar um Deus falho e injusto, ou pior, um Deus humanista defensor da humanidade e não de sua Glória perfeita e eterna vontade.
    Ora, se Deus é Deus, sua justiça é injustiça aos olhos dos homens. Deus não é humanista, e nós como seres humanos achamos que Deus não pode nos julgar, colocamos nossa moral acima da moral de Deus, queremos ele de forma limitada, ao alcance de nossa compreensão...
    Como algo que não existe pode fazer algo para merecer ser criado? Logo desde o primeiro casal, subesistimos mediante a graça de Deus. Como algo que foi criado pode saber mais do que seu prórpio criador, sobre o que lhe fará bem ou mau? Logo desde o primeiro casal, por decidirem "viver e aprender", e não aprender de Deus e então viver, adquiriram para todos nós a ira de Deus e qualquer ato de "injustiça" dele para com nós é mais do que justo. Vede que, essa justiça ou injutiça é vista, por olhos espirituais ou carnais, nesta ordem.
    Por fim, falar sobre o amor de Deus, :}... O justo viverá pela fé. Se somos justos, sabemos que nenhuma obra pode nos salvar de nossos pecados, pois pecamos em pensamentos, pecamos até enquanto dormimos e em nosso subconsciente. E se sabemos que nossos pecados são infindáveis, e que boas obras sem a fé são meros gestos hipócritas, aceitamos a ira de Deus sobre nós. Mas pela fé, a fé em Cristo trocamos nosso fardo de morte pelo fardo de Vida que há Nele. Entende? Deus é um Deus irado, e com motivos justos para isso, mas ao mesmo tempo ama toda a humanidade desejando antes moer, sacrificar, despejar toda a sua ira sobre seu próprio filho, o único que não merecia isso, para aqueles que decidirem trocar de fardo com ele não passem pelo mesmo sofrimento que Ele passou.

    Viver segundo o evangelho, na graça, piedade, humildade e todos os dons do espírito santo é uma morte diária às nossas próprias faculdades, que operam frenéticamente contra esse Deus irado, e amoroso ao mesmo tempo. Só pra finalizar:

    Deus nos amar, não prova em nada que ele precisa ou deve ser humanista, para que esse amor seja real. Seu amor é esse, que os homens possam passar a eternidade com Ele, e voltarmos a ser conforme sua imagem e semelhança, deixando para trás essa natureza corrompida. Se não todos os homens, todos quanto Ele em seu infinito amor quiser salvar (se ninguém merece ser salvo, exedendo sua justiça, uma única alma salva já seria um infinito amor :], e não uma mas milhões, bilhões de pessoas tiveram mais alegria na hora de sua morte do que durante a vida inteira, mediante esse amor que existe em Cristo).

    Que Deus te abençoe e ilumine nessa jornada em busca da verdade.

    ResponderExcluir
  19. Alemanha
    Inicio do século 20

    Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
    “Deus criou tudo o que existe?”

    Um aluno respondeu valentemente:
    “Sim, Ele criou.”

    “Deus criou tudo?”
    Perguntou novamente o professor.
    “Sim senhor”, respondeu o jovem.

    O professor respondeu,
    “Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?”

    O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito.

    Outro estudante levantou a mão e disse:
    “Posso fazer uma pergunta, professor?”

    “Lógico.” Foi a resposta do professor.

    O jovem ficou de pé e perguntou:
    “Professor, o frio existe?”

    “Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?”

    O rapaz respondeu:
    “De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é susceptível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia.
    O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor”

    “E, existe a escuridão?”
    Continuou o estudante.
    O professor respondeu: “Existe.”

    O estudante respondeu:
    “Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz.
    A luz pode-se estudar, a escuridão não!
    Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas.
    A escuridão não!
    Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
    Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?
    Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente”

    Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
    “Senhor, o mal existe?”

    O professor respondeu:
    “Claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal.”

    E o estudante respondeu:
    “O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus.
    Deus não criou o mal.
    Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz.
    O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações.
    É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.”

    Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado…

    Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?

    E ele respondeu:
    “ALBERT EINSTEIN.”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Einstein disse isso!?
      Não creio!!! (não mesmo)

      Em todo o caso, esta historinha foi inventada pra colocar a culpa do mal no homem. O que prova q deus não nos fez a sua imagem e semelhança, ou seja, perfeitos! Ele errou feio, neh!? Fez seus filhos capazes de o ignorar.
      Fez o ser mais "podre" q ele poderia ter feito: filhos q rejeitam um pai tão bondoso, amoroso e perfeito. Estranho, neh não!?
      Mas...

      Excluir
    2. Sem contar na ausência de luz, ausência de calor e AUSÊNCIA DE DEUS.
      Ausência de deus!? Como assim? ele não é egocêntrico ao ponto de estar presente só quando chamamos por ele. Ou é?

      Excluir

Compartilhar "pontos de vista" é sempre engrandecedor. Obrigada pela visita e volte sempre!